sábado, 5 de junho de 2010

A sociedade ...


Hoje quando estava a fazer o meu trabalho de filosofia sobre a discriminação percebi que o nosso mundo é tão retrógada. Discriminam tudo e todos. Seja pela cor , pela religião , pelo estatuto social , pela orientação sexual , pelas capacidade fisicas e psicologicas , enfim. Todos nós e sem exceção temos o direito á liberdade de escolha , á liberdade de pensamento , á felicidade , á liberdade de expressão , etc. Não devemos discriminar nada nem ninguém. Não devemos discriminar uma pessoa com defeciencias sejam elas físicas ou psicologicas porque essa pessoa também tem direito a viver , direito a ser feliz , direito a ter uma profissão , direito a ter uma familia , direito a ser aceite pela sociadade. Estas pessoas também têem sentimentos e não é por estarem numa cadeira de rodas ou terem problemas mentais que não sentem. Também não devemos discriminar ninguém pela sua religião porque cada um é livre de escolher o que acha melhor para si proprio. Não podemos impor a ninguem uma regra de que deve escolher o que lhe mandam. Somos livres. Outro tipo de discriminação mais comum tem a ver com a orientação sexual. Repito e volto a repetir as vezes que forem precisas , cada um é livre de fazer as suas escolhas , cada um é livre de ser feliz á sua maneira seja como for e com quem for. Ninguém deve discriminar um homossexual só porque ele/ela gosta de uma pessoa do mesmo sexo , devemos sim é apoia-lo/a e respeita-lo/la , porque ele/ela também merece ser feliz.Outra discriminação mais comum é a discriminação social e económica. Nem todos nos somos o que gostariamos de ser. Nem todos nós temos aquilo que gostaríamos de ter. Nunca mas nunca devemos discriminar uma pessoa só por o seu estado financeiro , porque uma pessoa pobre também é feliz , há sua maneira , mas é.
Cada um tem aquilo que consegue e pode ter.

(...)

Há muitos mais tipos de discriminações , mas estas são as mais comuns na sociadade. Por favor antes de discriminares alguem pensa muito bem no que fazes. Pensa no sofrimento que podes estar a fazer a essa pessoa , mas acima de tudo pensa que não gostarias que te fizessem o mesmo.

Não discrimines ninguém porque não sabes o dia de amanha.

9 comentários:

  1. as injustiças sociais revoltam-me bastante, como é que é possivel haver tudo isto numa sociedade que se diz moderna e com a mentalidade aberta ! É ridiculo !

    ResponderEliminar
  2. Isto não é uma sociedade, numa sociedade as pessoas respeitam-se umas ás outras, partilham dos mesmos direitos! Isto de hoje em dia são vários grupos de pessoas que querem ser mais que os outros.

    gostei imenso da tua publicação

    ResponderEliminar
  3. em filosofia dei a descrição do ser humano e uma das características do ser humano era viver em sociedade. se há pessoas que não conseguem viver em sociedade e por isso descriminam as outras então essas pessoas não são de todo seres humanos

    ResponderEliminar
  4. Muito bom.
    Visita http://www.catarinaleandro21.blogspot.com/

    Catarina Leandro

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente, hoje em dia, no geral, a sociedade é fútil e materialista, agem em pról de si próprio, são egoistas e ignorantes! Há que mudar isso (:

    Gosto imenso do texto, vou seguir *

    ResponderEliminar
  6. concordo plenamente com o teu texto!

    hoje em dia os direitos humanos estao a ser esquecidos, qualquer coisa (religiao sexualidade, raça...) sao pretextos para confrontos.

    toda a gente é livre de fazer o que quiser, de ser o que quer, de pensar o que quiser,de acreditar em quem quiser...

    a sociedade de hoje em dia esta a tornar-se cada vez mais mesquinha.

    as ideias do seculo XVI sao... ridiculas!

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito do teu blog, já agora deixo aqui o endereço do meu, que criei ontem, para veres se quiseres : D
    Beijinhos,
    http://smile-of-hapiness.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. é muito triste que a sociendade em que nos encontramos se baseie na aparencia exterior das pessoas como por exemplo, a cor da pele, os gostos, a roupa, e se esqueçe que no interior somos todos iguais. Amei o texto que escreveste e concordo a 100% com tudo o que disseste.
    vou seguir o teu blog (:
    beijinhos*

    ResponderEliminar